Como dar entrada no seguro-desemprego com a CTPS Digital?
Modalidade online permite que a solicitação seja feita de maneira prática, além de poder acompanhar o andamento do pedido.
O governo federal oferece como benefício o seguro-desemprego, um auxílio financeiro temporário para trabalhadores demitidos sem justa causa.
A ideia do seguro é garantir uma renda mínima para o trabalhador demitido se manter até conseguir um novo emprego.
O trabalhador, para ter direito ao seguro-desemprego não pode ter sido dispensado por motivos como:
- Abandono de emprego;
 - Demissão por justa causa;
 - Ter se desligado.
 
Vale destacar que os trabalhadores que já solicitaram o benefício do seguro-desemprego também devem atender a certos requisitos, como tempo de trabalho para ter direito ao auxílio financeiro.
Vale ressaltar que o período de recebimento do seguro pode variar dependendo do salário anterior do empregado e durar até cinco meses consecutivos.
Além disso, o seguro-desemprego não se trata de um direito automático, sendo necessário ser solicitado pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
Solicitação online
Para solicitar o seguro-desemprego de forma online, o trabalhador precisa ter uma conta no portal gov.br e acessar o Portal Emprega Brasil, ou também pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) , disponível para Android e iPhone.
Emprega Brasil
- Em um navegador, acesse o Portal Emprega Brasil (servicos.mte.gov.br);
 - Faça o login com sua conta Gov.br;
 - Autorize a utilização de dados pessoais;
 - Clique em "Seguro-Desemprego";
 - Selecione a opção "Solicitar Seguro-Desemprego";
 - Digite o número do requerimento;
 - Clique em "Consultar";
 - Marque a caixa para concordar com os termos;
 - Clique em "Concluir" para iniciar a solicitação.
 
App CTPS - Android
- Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android);
 - Toque em "Entrar com gov.br";
 - Faça o login com sua conta Gov.br;
 - Toque na aba "Benefícios", na aba inferior da tela;
 - Em "Seguro-Desemprego", toque em "Solicitar;
 - Escolha a modalidade do benefício;
 - Informe o número do requerimento;
 - Aceite os termos e avance para iniciar a solicitação.
 
App CTPS - iPhone
- Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (iPhone);
 - Toque em "Entrar com gov.br";
 - Faça o login com sua conta Gov.br;
 - Toque na aba "Benefícios", na aba inferior da tela;
 - Em "Seguro-Desemprego", toque em "Solicitar;
 - Escolha a modalidade do benefício;
 - Informe o número do requerimento;
 - Aceite os termos e avance para iniciar a solicitação.
 
Recebimento do seguro-desemprego
Caso a solicitação do trabalhador esteja dentro dos conformes da lei, o pagamento do seguro-desemprego será realizado seguindo esta ordem:
- Depósito em conta e banco indicados pelo próprio trabalhador;
 - Depósito em conta poupança em nome do trabalhador, identificada na Caixa Econômica Federal;
 - Depósito em conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal.
 
Vale destacar que a partir da data de solicitação do seguro-desemprego, o processo pode levar entre 31 a 60 dias corridos para que o trabalhador receba o benefício.
Com informações do CanalTech