GO - Defendida ampliação da escrituração digital
Aproximadamente 28 mil contribuintes goianos terão de adotar a Escrituração Fiscal Digital (EFD) a partir de janeiro de 2011,
Aproximadamente 28 mil contribuintes goianos  terão de adotar a Escrituração Fiscal Digital (EFD) a partir de janeiro  de 2011, como estabelece acordo que a Secretaria da Fazenda discute com o  Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Com o novo documento, os  contribuintes devem ser isentos de outras duas obrigações, a entrega da  Declaração Periódica de Informação (DPI) e do arquivo magnético. O  assunto foi discutido hoje (segunda-feira) na reunião dos delegados  regionais de fiscalização com a Superintendência de Administração  Tributária (SAT) da Secretaria da Fazenda e está evoluindo bem, segundo o  superintendente Paulo Aguiar.
A escrituração fiscal digital foi instituída em convênio do Conselho  Nacional de Política Fazendária (Confaz), em 2006, e está sendo  implantada em todo o País aos poucos.Ela atingirá grandes e médios  empresários. Os pequenos e microempresários ficam de fora por estarem  enquadrados no Simples Nacional. “A mudança será boa para o fisco e  também os empresários”, avalia Paulo Aguiar.
O estreitamento das relações entre a Sefaz e a Procuradoria Geral do  Estado (PGE) também foi discutido na reunião. O plano da procuradoria é  instalar os novos procuradores, recém-aprovados em concurso público, nas  delegacias regionais de fiscalização para acelerar os processos de  execução fiscal contra os sonegadores de ICMS. Eles vão atuar nas 12  delegacias sedes de comarcas e ainda em outras cidades. 
O secretário da Fazenda, Célio Campos Júnior, participou da reunião e  disse que os problemas do Estado, como o da Celg, estão bem encaminhados  e próximos de uma solução. Ele contou ainda que o Tesouro recebeu na  sexta-feira (18) R$ 113,7 milhões de empréstimo do BNDES para aplicar em  obras de infraestrutura. Outra parcela, de R$ 170,5 milhões, deve ser  repassada em breve. 
Outros assuntos em pauta: a criação de fundos rotativos na Sefaz,  servidores terceirizados, atualização do banco de dados do  Geoprocessamento, e a visita do secretário às delegacias de Catalão e  Goiás na quinta-feira (24), encerrando o giro de visitas dele ao  interior.
