Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria. Há mais de 40 anos!

Não recebeu o cartão do AUXÍLIO BRASIL? Veja como rastrear o envio do seu dispositivo

A primeira remessa do cartão do Auxílio Brasil começou a ser enviada no final do mês de junho.

PONTOS-CHAVE

  • Mais de 3 milhões de unidades do cartão do Auxílio Brasil já foram emitidas;
  • Beneficiários de cidades com poucas agências da Caixa serão os primeiros a receber;
  • Desbloqueio do cartão do Auxílio Brasil deve ser feito via aplicativo.

A primeira remessa do cartão do Auxílio Brasil começou a ser enviada no final do mês de junho. Embora nem todos os beneficiários vão receber a ferramenta de imediato, muitos reclamam ou especulam como saber se o cartão realmente será entregue.

Não recebeu o cartão do AUXÍLIO BRASIL? Veja como rastrear o envio do seu dispositivo. (Imagem: FDR)

Antes de mais nada, é importante saber que o cartão do Auxílio Brasil não precisa ser solicitado. Ele é fabricado automaticamente com os dados do titular do benefício. Para isso, são usadas as informações fornecidas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Em seguida, o cartão do Auxílio Brasil é enviado para o beneficiário do programa no endereço registrado no CadÚnico. Entretanto, diante do receio em não receber a ferramenta, é importante explicar que existem alguns meios disponíveis para rastrear a entrega da ferramenta.

A primeira é ligando para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) pelo número 4004-0104, disponível para capitais e regiões metropolitanas ou 0800-0140104 para as demais regiões. Outra forma de acompanhar o envio do cartão do Auxílio Brasil é se informando diretamente em uma agência da Caixa ou em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

De acordo com o Ministério da Cidadania, até agora já foram emitidos 3,2 milhões de unidades do novo cartão do Auxílio Brasil com chip. A previsão é para que as primeiras remessas atendam cerca de 6,6 milhões de famílias incluídas no programa a partir de novembro de 2021.

A princípio, a prioridade na distribuição será dada aos beneficiários que residem em cidades que não possuem ou que contam com uma quantidade limitada de canais de pagamento da Caixa Econômica Federal (CEF). A frente do novo cartão do Auxílio Brasil dispõe essas informações:

  1. Identificação do Programa Auxílio Brasil;
  2. Número do cartão;
  3. NIS do Responsável Familiar (RF);
  4. Nome do RF;
  5. Validade do cartão;
  6. Número da conta.

Já o verso do cartão apresenta estes dados:

  1. Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
  2. Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
  3. Bandeira do Caixa Aqui;
  4. QR Code;
  5. Bandeira do banco 24Horas; e
  6. Bandeira da Elo ou Visa.

Como desbloquear o cartão do Auxílio Brasil?

Todo cartão requer uma senha de segurança para ser usado, evitando fraudes e saques indevidos. A novidade é que a senha do novo cartão do Auxílio Brasil deverá ser cadastrada pelo aplicativo da conta poupança social digital, o Caixa Tem. A decisão foi tomada visando facilitar o processo para o beneficiário sem que ele precise sair de casa.

Quem já tiver o cartão em mãos terá a chance de usá-lo assim que os depósitos da sétima parcela começarem a ser liberados a partir da próxima segunda-feira (18). Antes, é preciso cadastrar a senha executando este passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
  3. Clique em “criar senha do cartão”.

Com o novo cartão do Auxílio Brasil em mãos, o beneficiário poderá usá-lo não apenas para efetuar o saque em espécie do benefício. O uso se estende a compras no mercado, farmácia, lojas, postos de combustível, e qualquer outro estabelecimento que aceite cartões na função débito.

Saque sem o cartão do Auxílio Brasil

Para realizar o saque sem cartão do Auxílio Brasil é preciso acessar a conta poupança social digital pelo aplicativo Caixa Tem. A plataforma permite que o beneficiário use o dinheiro para realizar pagamentos online via Pix, TED, DOC, QR Code, fazer compras com o cartão de débito virtual e muito mais.

Também é possível gerar um código para realizar o saque sem cartão em qualquer agência bancária ou casa lotérica. No entanto, é preciso ser ágil, pois o código tem validade de apenas uma hora. Se o tempo passar, o código irá expirar e um novo precisará ser gerado.

Calendário do Auxílio Brasil em julho

  • NIS final 1 – dia 18 de julho;
  • NIS final 2 – dia 19 de julho;
  • NIS final 3 – dia 20 de julho;
  • NIS final 4 – dia 21 de julho;
  • NIS final 5 – dia 22 de julho;
  • NIS final 6 – dia 25 de julho;
  • NIS final 7 – dia 26 de julho;
  • NIS final 8 – dia 27 de julho;
  • NIS final 9 – dia 28 de julho;
  • NIS final 0 – dia 30 de julho.